Reflexos da pandemia: solicitação do seguro desemprego pela internet atingem 90%

  1. Home
  2. /
  3. Informativo
  4. /
  5. Notícias
  6. /
  7. Reflexos da pandemia: solicitação...

Sobre o perfil dos requerentes do seguro-desemprego em abril de 2020, a maioria é masculina (57,1%). A faixa etária com maior número de solicitantes é de 30 a 39 anos (33,1%) e, quanto à escolaridade, 62,4% têm ensino médio completo. Em relação aos setores econômicos, serviços representou 41,6% das solicitações, seguido por comércio (27,7%), indústria (19,9%) e agropecuária (3,7%).

Os estados que registraram o maior número de pedidos foram São Paulo (217.247), Minas Gerais (85.990) e Rio de Janeiro (58.945) e os que tiveram maior proporção de requerimentos via web foram Amazonas (98,9%), Acre (98,5%) e Rio de Janeiro (97,8%).

Seguro-desemprego

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

Em março de 2020 o Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Trabalho da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho implantou nova e moderna forma de acesso dos trabalhadores ao Programa do Seguro-Desemprego.

A partir de então, os trabalhadores ficam desobrigados de comparecer em um posto de atendimento das unidades conveniadas ou unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e será possível requerer o seu seguro-desemprego por meio de acesso digital, de forma fácil, intuitiva, moderna e compreensível.

Para informações sobre as solicitações online do benefício, confira a cartilha “Jornada Digital do Seguro-Desemprego”, um guia elaborado para ajudar o trabalhador a fazer a solicitação pela internet e pelo aplicativo. Clique aqui!

Fonte: Secretária de Trabalho Ministério da Econimia

12 de maio de 2020